Páginas

sábado, 17 de abril de 2010

A SUA IGREJA É UMA IGREJA MISSIONÁRIA?

Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus. (Atos 4:31 RA)

    Recentemente participei de um Congresso de Revitalização das IPBs do Estado do ES promovido pela Comissão Nacional de Evangelização da IPB, onde pude crescer espiritualmente e aprender mais sobre evangelismo. Gostaria de compartilhar um pouco com você sobre algumas questões importantes.

O QUE UMA IGREJA PRECISA PARA SER UMA IGREJA MISSIONÁRIA?
    O assunto tem chamado minha atenção nos últimos dias, será que nossas igrejas tem se preocupado com o verdadeiro objetivo delas no mundo? Será que temos feito o que Deus tem ordenado para nossas vidas? No Congresso supracitado pude adquirir o livro “Plante Igrejas” do Rev. Arival Dias Casimiro, pastor da IPB de Pinheiros – SP, neste livro ele enumera 10 princípios para uma igreja missionária, baseado no livro de Atos; aqui gostaria de numerar três pontos apenas, baseados no texto bíblico acima, para sabermos se nossa igreja tem sido realmente uma igreja missionária.

1)    PRECISA SER UMA IGREJA DE ORAÇÃO.
Infelizmente nos preocupa a forma como muitas igrejas tem tratado a oração. Muitas vezes temos deixado de lado esta parte tão importante na vida da igreja. Percebemos isso ao notar que as pessoas não se dispõem a separar tempo para estar se colocando diante de Deus. Outro fator importante que notamos é a ausência da participação dos membros nos trabalhos de oração. Promovemos diversas programações, onde temos a participação dos membros, mas quando o trabalho é para orar a queda nesta participação é espantosa. Precisamos também ter vida de oração no nosso dia-dia, em casa com a família, a sós no nosso quarto, precisamos estar sempre em oração.

Veja algumas frases do Rev. Hernandes Dias Lopes:

“Não podemos separar pregação de Oração.”

“Gigantes do Saber no Púlpito e Nanicos na oração”

Como podemos pregar a mensagem de Deus, se não temos vida de oração. Os dois estão interligados, não queira ser uma estrela e anunciar a palavra de Deus até mesmo do púlpito, mas sendo um “nanico” na oração. Seja um gigante anunciando a palavra de Deus e em oração.

“Quando o homem trabalha, o homem trabalha.
Quando o homem ora, Deus trabalha.”

Patrick Johnstone

2)    PRECISA VOLTAR A ESSÊNCIA DO EVANGELHO.
Algumas igrejas perderam a essência do evangelho que é “Ide por todo e mundo e pregai o evangelho”, esta é a grande comissão da igreja, não podemos nos esquecer disso. A missão da igreja é anunciar Cristo às pessoas para que elas se arrependam e aceitem Jesus como salvador de suas vidas, isso precisa ser a prioridade de nossa igreja. No entanto notamos que as igrejas deixam sempre os trabalhos evangelísticos em último plano, planejamos passeios, confraternizações e outros trabalhos, se der tempo a gente evangeliza. Estamos errados, estamos andando na contramão da ordem que Jesus nos deu. Precisamos voltar ao caminho correto. A igreja por vezes além de não realizar os trabalhos evangelísticos, ainda costuma criticar quando alguém se levanta e inicia este trabalho, precisamos mudar nossa postura e voltar a essência do evangelho.

Veja o que o Rev. Arival Dias Casimiro escreve no seu livro “Plante Igrejas”:

“A igreja cresce naturalmente quando ela obedece à grande comissão.”

“A obra missionária é a prioridade da igreja.”

3)    PRECISA TER INTREPIDEZ PRÁ PREGAR O EVANGELHO.
Outra coisa que falta em nossas igrejas é intrepidez para anunciar Cristo. Intrepidez é a mesma coisa que ousadia, coragem. Precisamos ter coragem como Pedro e João tiveram perante o Sinédrio, muitas vezes temos nos acovardado para falar de Cristo. Um dos métodos mais eficientes de evangelização é a “pessoal”, onde você fala de Cristo para o seu grupo de amigos, no seu trabalho, na escola ou faculdade, na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, etc. Qualquer faixa etária pode evangelizar pois ela acontece com seus amigos, com o seu jeito de falar; uma criança, um adolescente, um jovem e um adulto podem exercer este tipo de evangelização. No entanto, falamos de futebol, novela, filmes e diversos assuntos, mas não falamos de Cristo. Inventamos diversas desculpas: somos tímidos, temos vergonha e a pior de todas: ESTE NÃO É MEU CHAMADO OU MINISTÉRIO. Irmãos isso não existe, a missão de Cristo foi para todos, todos temos a obrigação de anunciar a Cristo.
Outra coisa que me preocupa em nossas igrejas é com relação ao “Plantio de novas igrejas”. Sentimos falta deste trabalho em nossa região, tantos lugares onde poderíamos começar um novo trabalho, um ponto de pregação, uma congregação e futuramente uma igreja. Precisamos ter esta visão, onde tem pessoas pode ter uma igreja. Quantos bairros de sua cidade ainda não têm Igreja Presbiteriana? Você já parou prá pensar nisso? Não seria uma benção se tivéssemos estas igrejas, o nosso alcance seria bem maior. É importante lembrar que Deus não estabeleceu uma cota de vidas prá cada um; quando os apóstolos saíam para anunciar a Cristo, eles não diziam: vamos alcançar 50, 100, 500. Eles saíam para alcançar todos. Aí eu pergunto: Você já alcançou a sua cidade para Cristo ou ainda existem lugares que podemos iniciar um trabalho?
Você conhece algum casal que ao descobrir que era estéril, ficou feliz? Ninguém gosta de saber que é improdutivo, a igreja não pode ser assim, não podemos ser uma igreja estéril, que não produz filhos.
    Veja mais algumas frases do livro “Plante Igrejas” do Rev. Arival.

“Quando uma igreja local deixa de cumprir a sua missão evangelizadora, ela deixa de ser uma igreja evangélica.”

“A igreja que não evangeliza ela morre.”

Por fim, quero contar a história da Ponte Quebrada: Certo dia um homem estava com seu carro à caminho para o seu sítio e chovia bastante. Em determinado momento ele perdeu o controle do carro que foi derrapando até parar em uma ponte. Então o homem percebeu que a ponte estava quebrada e que se o carro não parasse, ele sofreria um grande acidente. Então ele manobrou o carro e voltou para casa. Quando foi à noite um amigo passou de moto e avisou que iria para o sítio. O que você acha que aquele homem deveria fazer? Aquele homem estava indo à noite, de moto, com chuva, ao chegar na ponte quebrada fatalmente sofreria um acidente. Ele deveria avisar ao amigo, ficar calado ou até mesmo incentivar? E como temos agido quando vemos nossos amigos caminhando para a morte espiritual? Temos ficado calado, incentivamos ou saímos correndo, gritando e fazendo de tudo para que o seu amigo não morra. Olha o que a Bíblia nos ensina:

“Procure salvar quem está sendo arrastado para a morte. Você pode dizer que o problema não é seu, mas Deus conhece o seu coração e sabe os seus motivos. Ele pagará de acordo com o que cada um fizer.” (Provérbios 24:11-12 NTLH)

Que Deus nos abençoe para que sejamos uma igreja missionária, é nossa responsabilidade e Deus nos pedirá conta um dia.

Pb. Erikson F. de Araújo
Esboço do Sermão do dia 11/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário