Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

O TEMPO DA PODA

João 15:1 e 2

Irmãos são vários os textos bíblicos que citam a videira. A videira é uma árvore que produz o fruto da uva, uma das frutas mais apreciadas tanto pelo seu sabor, mas principalmente por produzir o vinho, famosa bebida que desperta o paladar de muitas pessoas, e medicinal.

Jesus Cristo também usa a figura da videira para ilustrar o seu relacionamento com Deus e com a igreja.

No entanto o cultivo da uva não é tão simples. Para que a mesma produza bons e muitos frutos, ela necessita passar pelo tempo da poda que consiste na limpeza dos ramos.

No verso 5 de João 15, temos Jesus afirmando que nós somos os ramos.

“Eu sou a videira, vós, os ramos.” (João 15:5a RA).

Consequentemente, nós que passamos pelo tempo da poda. Vejamos em que consiste este tempo.

1) O TEMPO DA PODA É MELHOR DO QUE O DO CORTE.
No início do verso 2 vemos Jesus dizendo que os ramos que não possuem frutos, ele os corta. Muitas vezes reclamamos de passarmos pelo tempo da poda, no entanto é melhor passar por este tempo, do que ser lançado fora.

Jesus neste momento nos ensina que os ramos que não estão ligados à videira, são jogados fora, ou seja, os ramos que não seguem os ensinamentos do Senhor, que não cumprem a missão destinada a ele, são lançados fora e nem chegam a vivenciar o tempo da poda.

Precisamos tomar cuidado com isso. Às vezes abrimos mão de situações porque estas nos trarão sofrimento, angústias. Jesus Cristo, como a videira verdadeira, sofreu muitas tribulações no tempo em que esteve aqui na terra.

Ele fez muitas coisas boas, mas não foi reconhecido pelas pessoas, nem pelos de sua própria terra.

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.” (João 1:11 RA)

Por vezes, abrimos mão de sofrimentos bem menores do que Cristo passou, por uma situação de conforto que pode nos levar ao apodrecimento espiritual e acabamos nos tornando um ramo seco que não produz frutos. Sabe o que acontece com o ramo seco?

“Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.” (João 15:6 RA)

2) O TEMPO DA PODA É UM TEMPO DE PROVAÇÃO
Passar pelo tempo da poda não é fácil, é um tempo de dor, de sofrimento em que passamos por situações que nos levam a repensar nossas atitudes.

Imagine uma árvore que tem seus galhos aparados, a árvore sofre com isso.

Pedro em sua primeira carta diz que o momento da provação é um momento de tristeza temporária.

“Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo.” (1 Pedro 1:6 NTLH)

A provação produz sofrimento e este produz tristeza, mesmo assim a recomendação do apóstolo é para que nos alegremos até mesmo no tempo da poda.

Quando as coisas vão muito bem é fácil nos alegrarmos, mas nos alegrarmos na dor é difícil.
 
No tempo da poda, em que somos provados, em que sofremos tribulações, este é o tempo que precisamos estar mais juntos de Deus.

Algumas vezes atribuímos nossas angústias ao inimigo, achando que tudo que acontece que nos desagrada é obra do diabo. Até mesmo dentro da comunidade cristã quando estamos passando por momentos difíceis, sofremos acusações de nossos próprios irmãos, alegando que estamos em pecado e sendo usados pelo inimigo.

Outros atribuem o sofrimento a um castigo divino e então se distanciam de Deus ou murmuram contra Ele, achando que nos abandonou e que não suportaremos os sofrimentos.

Lembre-se: a poda pode trazer um sofrimento momentâneo, mas é um momento de cuidado exclusivo do agricultor com os ramos. É o tempo que Deus te dá atenção exclusiva e te carrega nos braços.

3) O TEMPO DA PODA É UM TEMPO DE APERFEIÇOAMENTO
O sofrimento pode parecer algo ruim, no entanto vemos que quando somos provados somos aperfeiçoados.

A poda da videira tem como objetivo, a produção de mais e melhores frutos por parte dos ramos.

Tiago relata em sua carta que o tempo da provação produz perseverança:

“sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.” (Tiago 1:3 RA)

Temos o exemplo do ouro que para se tornar um metal tão precioso precisa enfrentar altas temperaturas para alcançar seu valor maior.
Veja o que Pedro fala sobre isso:

“Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado.” (1 Pedro 1:7 NTLH)

Irmãos quando passamos pelo tempo da poda, nos tornamos ramos melhores, que produzirão mais frutos, pois seremos mais perseverantes e preciosos, e assim teremos condições de enfrentar as lutas da vida.

CONCLUSÃO
Certo dia um amigo me disse que nos vinhedos quando um profissional se destaca ele logo é separado para fazer cursos de aperfeiçoamento, no entanto, ele não faz cursos administrativos, ele faz cursos de poda de vinhas. Pois quando os agricultores têm os melhores profissionais realizando a poda, seus vinhedos produzem mais e melhores frutos e há mais lucros.

Portanto, não reclame quando estiver passando pelo tempo da poda; pois você é um ramo precioso que está tendo o privilégio de passar por este tempo, mesmo que este produza um sofrimento momentâneo, ele trará aperfeiçoamento e frutificação para sua vida.

APLICAÇÃO
E você como tem passado pelo tempo da poda?
Que Deus lhe abençoe e que Deus nos ajude sempre e nos abençoe nesse tempo – amém.


Pb. Erikson F. de Araújo
Esboço do Sermão do dia 20/03/2011 na 1ª IP de Barra do Itapemirim

2 comentários:

  1. Vc pregou essa no intercâmbio!To certo?
    Umas das mais lindas pregações que já escutei!
    A poda da uva é uma perfeita comparação com nossas vidas. Ta de parabéns!

    ResponderExcluir