Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

DEMOCRACIA: GOVERNO DO POVO

Democracia sistema político pelo qual as pessoas de um país exercem sua soberania mediante a forma de governo que tenham decidido estabelecer. Nas democracias modernas, a autoridade suprema é exercida em sua maior parte pelos representantes eleitos pelo voto popular.

Uma das principais características da democracia moderna é a liberdade individual, que proporciona aos cidadãos o direito de decidir e a responsabilidade de determinar suas próprias trajetórias e dirigir seus próprios assuntos. Essa característica foi proclamada em grandes documentos históricos, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 1948. Nela são reconhecidos os direitos civis e políticos fundamentais, tais como a vida, a liberdade, a privacidade e a justiça.

Encontramos na Bíblia, as Escrituras Sagradas, que o meio pelo qual o povo de Deus usou foi esse, a exemplo da escolha de Saul o primeiro rei de Israel. O direito da cidadania em que o individuo tem seus direitos e obrigações a serem cumpridas.

Porém, infelizmente, esse direito do povo decidir escolher em quem votar para ser seu representante tem sido usurpado. Pois, o que na maioria das vezes acontece é o jogo de interesse. “Aquele que der mais ganha!” A culpa não é somente de alguns políticos, mas também dos próprios eleitores que trocam o seu voto por algumas vantagens.

E com isso, quem sai perdendo é a população. Pois, deixam de eleger pessoas sérias e compromissadas, que querem fazer o melhor pela sua cidade, seu estado, seu país para eleger pessoas que estão interessadas em levar vantagem da situação.

Precisamos buscar em Deus a sabedoria para fazermos a escolha certa, aquele candidato aprovado por Deus para governar o nosso Estado e País. A minha oração é para que você faça a escolha certa, não somente na política, mas principalmente na vida espiritual. Pois disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai se não por mim”.




Pastor Gilberto Dutra
Pastor da Igreja Presbiteriana de Bom Jesus do Norte
Presidente da Associação Evangélica de Bom Jesus do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário