Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

SENTIMENTOS MÚTUOS


"Alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram". Isso é muito mais profundo do que pensamos...

É interessante observar e ‘alimentar’ de cada palavra contida na Bíblia, pois mesmo que venhamos ler o mesmo versículo várias vezes, a cada leitura aprendemos algo novo. Um dos versículos, por exemplo, que parece tão simples, mas que contém uma grande mensagem, é o que está descrito na carta do apóstolo Paulo aos Romanos, capítulo 12, verso 15, que diz: “Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram [...]”. Olhando assim, o versículo parece de fácil compreensão: “Eu devo chorar com aqueles que choram e me alegrar com aqueles que se alegram”. Simples, não é?

Entretanto, como disse no início, devemos observar cada detalhe e o que realmente o texto quer nos dizer.

O apóstolo Paulo, no capítulo 12, do verso 9 ao 21, fala aos Romanos a respeito do amor, do fervor, da humildade e da beneficência. E justamente no verso 15 ele exorta para que cada pessoa tenha a atitude de alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram.
Trazendo este versículo para os nossos dias podemos aprender grandes lições. Para começar, gostaria de lhe perguntar como você se comporta quando vê alguém chorando: você permanece insensível ou procura e pergunta se a pessoa está precisando de ajuda? Quando a Bíblia coloca “chorar com os que choram” é exatamente essa compreensão de que precisamos nos sensibilizar verdadeiramente com o sentimento daqueles que sofrem. Precisamos ser sensíveis às questões sociais e ao que nos cerca. Devemos chorar por aquilo que Jesus choraria, devemos sentir a dor que Jesus sentiria. Com toda certeza, quando você está demasiadamente triste, Jesus ‘chora’ com você, pois nenhum pai quer ver um filho seu sofrer. Com Cristo, acontece da mesma forma. Quando você está triste, muitas vezes, você quer um ‘ombro’ amigo, alguém que lhe escute e que chore junto com você, sentindo a mesma dor e tristeza. Não estamos falando aqui, daquelas pessoas que fingem estar chorando para provocar uma situação, estamos falando de um sentimento verdadeiro, de alguém que realmente precisa de ajuda.

E se alegrar com os que se alegram?
Muitos quando lêem este trecho da Palavra de Deus, imaginam um grupo de amigos rindo à toa, todos muito felizes, contando piadas engraçadas. Será que é só isso? Não, amados. Se alegrar com aqueles que se alegram, é muito mais profundo do que imaginamos. Quero lhe fazer uma pergunta. Quando uma pessoa chega para você e diz que passou no vestibular ou que está namorando, que vai se casar, que comprou um apartamento ou uma casa dos sonhos, será que você se alegra também, ou lhe dá aquela pontadinha de inveja ou cobiça pelo que seu irmão(a) conquistou? Não é só nos momentos divertidos, de piadas, de lazer... Mas é exatamente quando alguém chega para contar algo que, muitas vezes, você gostaria de possuir e não tem ou não conseguiu alcançar, é que você tem que se alegrar e dar graças a Deus pela bênção que essa pessoa alcançou. Tendo plena consciência de que Deus não faz acepção de pessoas e que para cada um de Seus filhos Ele tem um propósito a cumprir.

E agora, será que você pode me responder se realmente tem chorado com os que choram e se alegrado com aqueles que se alegram?

“De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.” (1Co 12.26).

Ana Paula Costa
redacao@lagoinha.com 

Um comentário:

  1. Nossa! Que palavra maravilhosa........ É a verdadeira lição de humildade de Jesus, e só seus verdadeiros discípulos conseguem verdadeiramente "chorar com os q choram e alegrar com q se alegram"

    ResponderExcluir