Irmãos andar com Deus é algo maravilhoso, algo extraordinário, uma experiência inesquecível e enriquecedora, é difícil imaginar que alguém não queira ter uma experiência como esta.
No entanto no novo testamento, temos o relato de um jovem que perguntou pessoalmente a Jesus o que ele precisaria para herdar a vida eterna.
Este jovem teve a oportunidade única de estar face a face com Jesus e receber dele a resposta que precisava. No entanto este jovem desiste do seu desejo de seguir a Jesus.
Sabemos que o seguidor, é aquela pessoa que anda lado a lado com outra pessoa com o objetivo de absorver todo conhecimento do mestre. Jesus usa frequentemente a idéia do seguidor com seus discípulos e faz o convite para que este jovem também o siga.
Vejamos alguns dos obstáculos que devemos romper para sermos seguidores do senhor e andarmos lado a lado.
1) O OBSTÁCULO DA RELIGIOSIDADE
Se observarmos bem notaremos que este jovem nasceu em um lar que seguia os ensinamentos judaicos. Quando o mesmo é indagado sobre se conhece os mandamentos ele responde:
“Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude.” (Marcos 10:20 RA)
Com esta afirmação percebemos que este jovem foi instruído na palavra de Deus desde sua infância, ou seja, recebeu ensinamentos.
Outra coisa que podemos notar, é que este jovem não é apenas uma pessoa que foi criada dentro dos costumes judaicos, ele tinha um conhecimento maior do que outros, além de conhecer as escrituras, ele tinha uma posição de destaque, veja como Lucas descreve o mesmo:
“Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (Lucas 18:18 RA)
Na versão da Linguagem de hoje, notaremos algo mais específico:
“Certo líder judeu perguntou a Jesus: —Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?” (Lucas 18:18 NTLH)
A bíblia nos relata que este jovem não era um qualquer, ele tinha conhecimento e já era uma líder no seu povo, ele tinha uma posição, ele se destacava.
No entanto na hora mais importante de sua vida, em que o jovem precisou colocar em prática todo o seu conhecimento, ele recua.
Com isso chegamos à conclusão que este jovem não conhecia a Deus verdadeiramente, ele conhecia as escrituras, ele sabia a lei, mas ele não teve uma experiência pessoal com o Deus do conhecimento.
Não basta nascermos em um lar cristão, nem conhecermos toda a bíblia e sermos os melhores líderes da igreja, precisamos viver o que a palavra de Deus nos ensina, precisamos nos desapegar da religiosidade e termos a coragem de andarmos com Cristo quando recebermos o seu convite.
Este jovem não soube aproveitar a oportunidade que teve e isso lhe causou muita tristeza.
2) O OBSTÁCULO DO MATERIALISMO
O segundo obstáculo que quero destacar, talvez seja o mais óbvio desta história, quando Jesus pede ao jovem que venda todas as suas coisas e o siga, na verdade Jesus estava querendo saber onde estava depositado o coração daquele jovem.
Quando o jovem deixa bem claro em seu semblante que não gostou da resposta de Jesus e se vira e vai embora, Jesus demonstra que para ser seu seguidor nosso coração deve voltar-se unicamente para o propósito de segui-lo.
“porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” (Mateus 6:21 RA)
É importante destacar que quando Cristo convida um seguidor, ele não está interessado no que esta pessoa pode oferecer materialmente, mas está interessado no que o coração daquela pessoal está focado.
Podemos pensar que Jesus foi um pouco cruel com aquele jovem, pois ele já sabia que o jovem era rico, mas ao contrário do que se prega muito hoje em dia, Jesus não queria o seu dinheiro e sim a sua vida e dedicação. É importante dizer que ao ouvir o “currículo” do jovem, Jesus se agradou e gostou do rapaz, ele não agiu com desdém, ele gostaria que aquele jovem se tornasse seu seguidor. Vejamos os textos abaixo?
“E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me.” (Marcos 10:21 RA)
“E Jesus, vendo-o assim triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!” (Lucas 18:24 RA)
Aqui nos percebemos a preocupação de Jesus com aquele jovem, ele o amou e queria que se tornasse seu seguidor e depois de sua reação, se preocupou e o orientou para que mudasse de atitude.
Quantas pessoas nós conhecemos que tem deixado de seguir a Cristo, de andar com ele, porque não conseguem deixar seus bens materiais, sua vida de conforto, porque o seu coração está depositado no tesouro errado.
Observando o versículo 21 do capítulo 10 de Marcos, notamos que Jesus ao pedir ao jovem para vender seus bens e dar aos pobres, ele também oferece um tesouro, o tesouro do céu, um tesouro que não podemos visualizar no presente, mas um tesouro para a vida eterna.
Infelizmente aquele jovem escolheu o tesouro errado.
3) O OBSTÁCULO DA FALTA DA EXCLUSIVIDADE
Após este episódio Jesus orienta seus discípulos quanto a importância de segui-lo e destaca que para tal, precisar haver exclusividade, não pode ser dividido com outras coisas, ou seja, precisamos abrir mão de tudo que nos impede de andar com Cristo.
Os discípulos tiveram esta experiência quando largaram tudo para seguir a Cristo, de tal forma que Pedro deixa bem claro isso no verso 28:
“Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos.” (Marcos 10:28 RA)
Às vezes pensamos que será muito difícil abrir mão da família, trabalho, casa, amigos para seguir ao Senhor, já que existe um laço de afinidade que você não quer perder, mas precisamos entender que Deus sempre tem o melhor para nossas vidas e que ele vai nos abençoar cada vez mais. Veja as palavras de Jesus:
“Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.” (Marcos 10:29-30 RA)
Duas coisas chamam a minha atenção nestes versículos:
A primeira é que Cristo é um Deus maravilhoso e amoroso, ele não nos deixa desamparado, ele sabe da nossa necessidade humana e sempre a supre de forma extraordinária. A promessa que ele faz é fantástica, no primeiro momento ele nos diz para deixarmos o que nós gostamos e logo em seguida promete dar cem vezes mais quando optamos por segui-lo. Assim como ele prometeu um tesouro bem mais valioso para aquele jovem no futuro, ele nos promete suprir todas as nossas necessidades cem vezes mais no presente.
A segunda observação é que o fato de seguirmos a Cristo e andarmos com ele, não quer dizer que não teremos dificuldades, assim como recebermos cem vezes mais o que gostamos, também receberemos perseguições. Andar com Cristo não é tarefa fácil, mas temos o Senhor ao nosso lado para vencermos as tribulações desta caminhada. E a recompensa que receberemos no fim desta caminhada será o galardão dos céus, o melhor tesouro que um homem pode receber.
“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.” (Mateus 5:10-12 RA)
Que possamos aprender com a história deste jovem rico, que deixou passar a melhor oportunidade de sua vida e acabou desperdiçando a verdadeira riqueza que é andar com Cristo e ser seu seguidor.
Que Deus nos abençoe.
Pb. Erikson F. de Araújo
Esboço do sermão do dia 19/02/2012 na Igreja Presbiteriana de Bom Jesus do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário