Este é um texto bem conhecido das pessoas por ser um texto que nos chama muito a atenção e nos traz um conforto muito grande em dias de tribulação.
Alguns estudiosos costumam dizer que só o primeiro versículo deste salmo poderia substituir todo o conteúdo da bíblia, por possuir uma essência tão marcante em nossas vidas.
Hoje quero abordar com os irmãos um pouco mais sobre este texto, será que quando lemos este texto simplesmente estamos lendo um texto decorado, aquele texto que decoramos quando ainda éramos crianças ou realmente sabemos o significado desta palavra.
Vejamos alguns tópicos sobre este salmo:
1) ELE TRAZ DIREÇÃO À MINHA VIDA
Nos versos 2 e 3 do Salmo, vamos encontrar a palavra de Deus dizendo que o papel do pastor é guiar seu rebanho.
Segundo os estudiosos as ovelhas são animais que não enxergam longe; se afastarem do rebanho se perdem facilmente, porque ela não consegue enxergar nem o pastor, nem as demais ovelhas do rebanho.
Assim é o povo de Deus, precisamos dEle direcionando nossas vidas, nos mostrando o caminho que devemos seguir e orientando nossas vidas.
Precisamos aprender a repousar no Senhor e deixá-lo guiar a nossa vida como Ele quer.
Quantas pessoas nós conhecemos que tem deixado sua vida ser guiada pelo acaso, moda, televisão, a opinião da turma, etc.
Quando perdemos de vista o nosso Pastor, acabamos nos perdendo do caminho correto para nossa vida.
O Pastor ele nos leva junto às águas de descanso. Ainda, segundo os estudiosos, eles nos dizem que as ovelhas tem uma lã muito espessa que esquenta muito. Por isso elas precisam se “refrescar” na água. Carecem de sombra e água fresca, porém elas têm as pernas muito curtas; se entrarem num rio com correnteza o que acontece? A lã da sua barriga se encharca e a correnteza a leva. Por isso o pastor tem sempre a preocupação de levar suas ovelhas para águas tranqüilas.
“Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.” (Salmos 37:5-7 RA)
2) ELE TRAZ TRANQUILIDADE À MINHA VIDA
No verso 4 iremos encontrar o salmista dizendo que mesmo que as ovelhas passem pelo vale da sombra da morte elas não temem nenhum mal.
O que vem a ser o vale da sombra da morte?
“Ao referir-se ao vale da sombra da morte, Davi poderia estar falando de um lugar famoso por sua periculosidade. Há quem pense que ele falava da estrada que liga Jerusalém a Jericó.
Conhecida como "Ladeira do Sangue", essa estrada era então um caminho sinuoso e íngreme, que descia 1200 metros em apenas 27 quilômetros, com muitos vales estreitos de cujos lados, em cavernas escavadas, malfeitores espreitavam e emboscavam os viajantes. Foi o cenário que o Senhor para a Parábola do Bom Samaritano.
Hoje, distante do deserto da Judéia, o vale da sombra da morte representa nossas aflições mais graves. Quantas vezes já passamos por esse vale ou vimos um de nossos queridos passar? Tantas vezes quantas a morte nos fez sombra.
Ao nos aproximamos desse vale, nosso primeiro sentimento ainda continua sendo o medo. Porém a visão do cajado - com que o Bom Pastor nos puxa para junto de si - e a visão de seu bordão - com que ele coloca os agressores em fuga - nos acalma.
O Vale da sombra da morte são as tribulações e provações que enfrentamos no nosso dia-dia, e na maioria das vezes temos medo de enfrentá-los, mas quando temos o Senhor ao nosso lado, temos a confiança e a tranqüilidade para passar por este vale e chegar aos campos verdejantes e às águas tranqüilas.
“O vale da sombra da morte fica antes dos pastos verdes e das águas tranqüilas às quais o Bom Pastor nos leva. Ele até poderia usar outro caminho, mas o que passa por esse vale terrível faz com que valorizemos mais o destino a que somos levados.”
Aqui vemos o real sentido da provação que é nos aperfeiçoar para valorizarmos o tempo que passamos por estas dificuldades.
3) ELE TRAZ SEGURANÇA À MINHA VIDA
Por fim, nos versos 5 e 6 o salmista diz que o bom pastor traz segurança para nossas vidas.
Aqui veremos que mesmo quando estamos diante dos nossos inimigos, Deus nos honra de uma forma maravilhosa.
No verso 5 vemos que Deus unge a nossa cabeça com óleo na presença dos nossos adversários. Este ato naquele tempo acontecia com os sacerdotes que eram perfuramos com um óleo especial para que quando ele chegasse perto das outras pessoas, elas sentiriam o seu aroma e saberiam que o sacerdote estava chegando. Podemos entender isso, quando no Salmo 133 o salmista fala da unção que acontecia com Arão
“ É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes.” (Salmos 133:2 RA)
Esta honra quer dizer que quando estamos enfrentando nossos adversários, Deus nos dá segurança, ele nos protege, ele nos ampara e tem misericórdia das nossas vidas.
E no versículo 6 encontraremos a certeza que a bondade e a misericórdia de Deus nos seguirão por todos os dias da nossa vida.
Hoje sabemos que a insegurança e a ansiedade tem estado presente na vida de muitas pessoas, mas o Bom Pastor é o único que pode nos trazer segurança e paz nestes momentos.
CONCLUSÃO
Agora que entendemos melhor a essência deste salmo, podemos conhecer o verdadeiro sentido do verso 1, quando lermos a afirmativa do Rei Davi, ao dizer que o “Senhor é o nosso pastor e que nada faltará”.
Que possamos ter Deus como nosso único Pastor, deixando que ele tome a direção de nossas vidas, nos dando tranqüilidade e a segurança que tanto precisamos.
Que Deus nos abençoe.
Pb. Erikson F. de Araújo
Esboço do sermão do dia 12/06/2011
Fonte:
Escute a mensagem deste dia, clicando no player abaixo:
Clique para baixar os arquivos usados neste sermão:
Obrigado meu irmão por ter feito esse blog, com estudos e reflexões maravilhosos, bem como fotos que eternizaram momentos!
ResponderExcluir