Páginas

sexta-feira, 20 de julho de 2012

O AMOR NOS RELACIONAMENTOS


1ª Coríntios 13:4-7

Nesta semana foi comemorado o dia dos namorados, e como muitos disseram “o amor estava no ar”.

É um dia em que os casais aproveitam para declarar publicamente o seu amor através de manifestações e presentes.

Coincidentemente neste ano a data coincidiu com mais um crime que chocou nosso país: “O caso Yoki”.

Que conta a história de uma casal que aparentemente vivia bem, tinha dinheiro e uma filha, mas que teve um final terrível para o seu relacionamento.

Segundo reportagem do Fantástico, o empresário Marcos Kitano Matsunaga era casado com Elize Matsunaga que após viajar para o interior para visitar sua mãe e desconfiada de uma possível traição do marido, contrata um detetive particular para investiga-lo.

Após assistir o vídeo gravado pelo detetive, que mostra o marido saindo com outra mulher, a esposa retorna de viagem e é recepcionada pelo marido no aeroporto juntamente com a babá e a filha. O casal vai para casa, dispensa a babá, põe a filha para dormir e pede uma pizza. Um vídeo do circuito interno mostra Marcos descendo no elevador demonstrando irritação, volta para casa, discute com a esposa, e (segundo versão da esposa) após ser humilhada e agredida com um tapa no rosto, pega uma arma e atira no marido, após 10 horas do assassinato, ele corta o corpo do marido em pedaços e coloca em malas e sai de casa, jogando partes do corpo do marido em ponto distintos.

Fico me perguntando o que leva um casal a chegar a tal ponto? Até um tempo atrás eles viviam tão bem, a mulher chegou a fazer um álbum de fotos do casal para presentear seu marido quando completou 41 anos em outubro passado.

Questiono-me sobre a pureza dos relacionamentos de hoje em dia. Será que existe o amor verdadeiro, o amor que a bíblia ensina nos relacionamentos. Separei exemplos de alguns casais e algumas atitudes que funcionaram ou não no relacionamento destes casais.

1) REGOZIJA-SE COM A VERDADE
O amor verdadeiro se alegra com a verdade, ou seja, não é baseado no inverso, e o contrário de verdade é a mentira.

Muitos casais acham que a mentiria é a solução para os problemas do casal. Lembre-se: a mentira nunca foi, nem nunca será a solução para casal algum.

Veja o exemplo de Ananias e Safira (Atos 5.1-11) que tentaram mentir para o Espírito Santo, venderam uma propriedade, separaram um valor para eles e levaram parte do valor para dar os apóstolos como se fosse todo o valor da venda da propriedade, no mesmo momento, são repreendidos e tem como consequência a morte.

Por vezes escutamos casais dizendo que uma mentirinha não faz mal para o casamento. Algumas pessoas falam que existe a mentirinha branca. Não caia nesta armadilha do diabo, mentira é mentira. A mentirinha branca é a maior mentira que existe, não existe nada de bom nela. Talvez se não houvesse tantas mentiras no casamento de Marcos e Elize Matsunaga, este relacionamento não teria acabado como terminou. Ananias e Safira colocaram a mentira como solução e a consequência foi a morte.

Não deixe que a mentira mate o seu relacionamento. O amor verdadeiro se alegra com a verdade.

2) NÃO PROCURA SEUS INTERESSES.
Outro casal que a bíblia cita é o de Ló e sua esposa, ele era sobrinho de Abraão e vivia bem com seu tio, mas em determinado momento eles resolvem se separar e Abraão dá a oportunidade a Ló para escolher para onde ele quer ir.

“Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o SENHOR destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar. Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro.” (Gênesis 13:10-11 RA)

Um grave problema que notamos no início dos relacionamentos é o materialismo, as pessoas querem levar vantagem em tudo, hoje muitos relacionamentos não são gerados no verdadeiro amor e sim no interesse. Se o rapaz ou a moça for bem de vida, então vou construir um relacionamento. Talvez tenha sido o que aconteceu com o Marcos Matsunaga, quando a Elize que não tinha uma vida financeira tão estável e sentiu a oportunidade de subir na vida, ela não perdeu chance (lembrando sempre que isso é uma suposição, não temos base para fazer tal afirmação), o que é importante frisar é que todo o relacionamento que se inicia baseado no interesse, tem uma forte tendência a não terminar bem. Veja o que aconteceu com a família de Ló, aquele local que parecia perfeito é invadido por outros reis através de uma guerra e se torna um local de perversidade, a ponto de o próprio Deus resolver destruir aquela cidade devido ao pecado que existia ali.

Mesmo assim temos um Deus misericordioso que se compadece de Ló e manda um anjo para retira-lo com família daquela cidade antes da destruição. A única coisa que eles precisavam era sair depressa sem olhar para trás, tarefa que sua esposa não conseguiu realizar.
“E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal.” (Gênesis 19:26 RA)

Este foi o erro da mulher de Ló, ter olhado para trás, não ter se desligado do materialismo. No caso Yoki, segundo o relato da esposa, na primeira discursão que tiveram o marido não pensou duas vezes em humilhar sua esposa e relembrar o passado sombrio que ela viveu.

Hoje muitos relacionamentos têm problemas porque o casal não consegue olhar para frente, fica lamentando o passado, como era bom, como poderia ter sido ou ainda jogando na cara do cônjuge algo de ruim que aconteceu.

O casal que fica olhando para trás, não consegue seguir em frente.

Precisamos deixar as coisas que passaram para trás e andar para frente.

3) NÃO SE CONDUZ INCONVENIENTEMENTE
Outro ponto é que quando existe amor verdadeiro, este não se conduz inconvenientemente.

Lembro aqui do caso de Davi e Bate-Seba (2 Samuel 11), um belo dia o rei Davi estava passeado pelo castelo e viu pela janela Bate-Seba, esposa de Urias, um soldado leal ao reino e se sente atraído por ela. Ele então pede que ela se apresente ao Rei e ele se deita com ela. Bate-Seba acaba engravidando e o Rei Davi se encontra em uma enrascada. Tenta resolver a situação: traz o marido da guerra para que o mesmo se deite com a esposa, para todos pensem que o filho é dele, mas o mesmo não faz. Tenta embebedá-lo, mas também não funciona. Por fim dá uma ordem para colocar Urias no fronte da guerra para ser morto e assim poderia se casar com Bate-Seba.

Aqui temos vários pecados relacionados, o adultério, a iniquidade e o homicídio. Davi errou feio e teve como consequência a morte do seu filho com Bate-Seba.
No caso do Marcos Matsunaga, presenciamos situações semelhantes, o adultério fazia parte deste casamento através do marido e a iniquidade e homicídio foram demonstrados claramente através da esposa. E assim como o Rei Davi, tudo indica que quem irá sofrer as piores consequências é a filha do casal.

Fico me perguntando como a vida do Rei Davi teria sido diferente se ele tivesse fechado a janela enquanto Bate-Seba tomava seu banho, se ele tivesse olhado para outro lado, se tivesse tomado uma atitude diferente.

Hoje muitos casais tem deixado a “janela” da internet, da televisão, de revistas pornográficas tomarem conta de seus relacionamentos. Alguns casais ainda usam a desculpa de que precisam disso para “apimentar a relação”.

Olhe o que a bíblia diz:

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;” (1 Pedro 5:8 RA)

Não dê brecha para que Satanás possa destruir seu relacionamento. O amor verdadeiro não se conduz inconvenientemente.

4) É BENIGNO
Um casal que chama bastante minha atenção na bíblia é José e Maria (Mt 1:18-25). No tempo deles não existia o namoro, os casamentos eram arranjados ainda na infância, e depois quando já eram adultos tinha o contrato de casamento para ratificar o noivado, o casal já era conhecido como marido e mulher, mas ainda não viviam juntos, depois de um ano acontecia a festa do casamento e aí passavam a viver juntos.

O problema é que Maria ficou grávida antes deles viverem juntos e aí nós vemos a atitude de José, que teria todos os motivos legais para romper o noivado, no entanto ele tem uma postura diferente:

“Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente.” (Mateus 1:19 RA)

Mesmo sabendo que ainda não teve relações com Maria e que aquele filho não era dele, José tem uma atitude de respeito por sua futura esposa. E mesmo após o esclarecimento do anjo ele ainda continua respeitando.

“Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.” (Mateus 1:24-25 RA)

Esta situação traz uma lição muito grande principalmente para os namorados que precisamos respeitar suas namoradas. Fico imaginando quantos rapazes em nossos dias teriam uma atitude semelhante à de José com Maria, precisa haver o respeito no nosso relacionamento, não somente no namoro, mas também no casamento.

5) É PACIENTE
Normalmente quando falamos de paciência, o nome que vem a nossa mente é o nome de Jó, que é conhecido como o pai da paciência. A situação dele é muito interessante. Jó era um homem, justo, íntegro, temente a Deus, rico, feliz, tinha uma família que vivia em harmonia, reuniam-se frequentemente. Enfim tinha tudo que uma família espera. No entanto Deus permite que Satanás afete primeiramente seus familiares e suas riquezas e posteriormente sua saúde, sem tirar a vida de Jó, no entanto ele continua firme ao Senhor, mesmo depois desta reviravolta em sua vida.

“e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!” (Jó 1:21 RA)

Mas algo interessante que notamos é que Jó continua com sua esposa, ele perde os filhos, perde a riqueza, perde a saúde, mas a mulher fica. Fico pensando nas promessas que fazemos no dia de nosso casamento, acho que estas deveriam ser feitas depois de um período que um casal está convivendo. No dia tão esperado o sujeito responde sim, diz que promete, sem nem prestar atenção no que tá dizendo, doido mesmo em ir para a lua de mel, quero ver fazer estas promessas quando as dificuldades surgem. No dia do casamento, prometemos amar nossas esposas e esposos, na alegria e na tristeza, na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza e Jó passa por isso, ele era um homem alegre com seus filhos, tinha saúde e era rico e de uma hora para outra ficou pobre, perdeu seus filhos e ficou doente, e quando estava contando com a esposa para animá-lo, olha o que acontece:

“Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre.” (Jó 2:9 RA)

Ele faz o favor de tirar o restinho de ânimo de Jó, mas ele responde imediatamente.

“Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.” (Jó 2:10 RA)

É muito fácil fazer as promessas no dia do casamento, mas cumprir no dia-dia não é tão fácil, precisamos pedir a força de Deus para entender o que Ele quer em nossa vida assim como Jó entendeu.

Fala-se muito da paciência de Jó, mas gostaria de destacar a paciência da esposa dele. Muitos relacionamentos são desfeitos por falta da paciência de um dos cônjuges, mesmo depois de perder tudo e de ter a resposta de Jó, sua esposa continua com ele, tanto é que ele tem novos filhos e filhas. Talvez na situação da Elize Matsunaga, se ela tivesse sido paciente, o desfecho desta história poderia ser diferente.

6) TUDO CRÊ
Por fim gostaria de dizer que o casal precisa ter Deus como centro do seu relacionamento. Recentemente participei de um estudo que dizia que o casamento é um relacionamento a três: O marido, a esposa e Deus no meio. Precisamos ter este entendimento que Cristo está no centro de nossos relacionamentos.

E para exemplificar esta situação gostaria de destacar a história de Áquila e Priscila, um casal que ajudou muito Paulo no seu ministério. Era um casal dedicado na obra do Senhor, são conhecidos como Cooperadores em Cristo Jesus.

“Saudai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus,” (Romanos 16:3 RA)

O casal precisa ter vida de oração, comunhão com Deus, precisa ter vida ativa na igreja. A bíblia destaca que uma igreja se reunia na casa deles.

“saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles.” (Romanos 16:5a RA)

Era um casal que se dedicava ao ensino, que se dedicava a hospitalidade e que se dedicava ao plantio de novas igrejas.

Assim que precisamos ser em nossos relacionamentos, unidos na obra do Senhor.


APLICAÇÃO
1)      Como tem sido seu relacionamento?
2)      A mentira, o interesse e a má conduta tem feito parte dele?
3) O respeito, a paciência e a comunhão com o Senhor estão presentes em seu relacionamento?
Que Deus nos abençoe e que o amor de Deus possa guiar nossas vidas em nossos relacionamentos.

Pb. Erikson F. de Araújo
Esboço do sermão do dia 17/06/2012 na IPBJN


Clique  no link abaixo para baixar os slides deste sermão

Nenhum comentário:

Postar um comentário