Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

A INFIDELIDADE NOS RELACIONAMENTOS

11/06/2011
2º Samuel 11:1-5; 26-27

Hoje em dia tenho percebido em vários casais, independente de serem namorados ou já terem um compromisso maior como o casamento, que o relacionamento com o cônjuge não é tão respeitado como deveria.

A infidelidade tem penetrado nestes relacionamentos de forma assustadora e muitas vezes têm sido visto como algo normal.

Iremos analisar uma situação que aconteceu com um dos maiores reis que a história já viu e com certeza o maior rei que o povo de Israel teve e que ficou conhecido como o “rei segundo o coração de Deus”.

Mas Davi não foi perfeito ele também errou e veremos como isso afetou sua vida e seu relacionamento com Deus.

1) A INFIDELIDADE É UM PECADO QUE ATRAI OUTROS PECADOS
Um dos grandes problemas da infidelidade é quando ela está prestes a ser revelada. Nesta situação tanto o homem como a mulher acabam se auto-condenando e acabam cometendo outros erros para encobrir esta falha.

Quando Davi descobre que Bate-seba está grávida, ele usa de alguns artifícios para resolver o seu problema.

Ele traz o seu marido Urias da guerra e pede prá que ele vá passar uma noite com sua esposa, mas ele não acha correto ficar em casa com sua esposa enquanto seus companheiros estão na guerra. Então Davi vai mais além, ele chama Urias na noite seguinte, o força a beber bastante e o manda para casa, mesmo assim Urias não vai e a única alternativa que Davi enxerga para sair desta situação é escrever uma carta a Joabe seu superior pedindo que a tropa avançasse e que Urias fosse à frente, o que resultaria em sua morte. Após isso Davi, casa-se com Bate-Seba para justificar a gravidez indevida diante do povo. (2º Sm. 11:6-27)

Vejam bem como Davi, se enrolou, ele havia cometido o pecado do adultério e para esconder este pecado, ele cometeu pelos menos mais três pecados, ou seja, piorou ainda mais sua situação.

Quando damos lugar para a infidelidade em nossos relacionamentos, o pecado toma conta de nossas vidas de tal forma que nos atolamos cada vez neste lamaçal, dificultando nosso resgate desta situação.

2) A INFIDELIDADE DEIXA CONSEQUENCIAS DOLOROSAS
Na maioria das vezes a infidelidade é cometida em segredo, as pessoas não sabem o que está acontecendo, mas de Deus não podemos nos esconder. A bíblia deixa bem claro que Deus não concordou com a atitude de Davi (2ª Sam. 11:27).

Quando Davi é confrontado pelo profeta Natã, ele percebe o mal que fez, mas isso não eliminou as conseqüências de seu pecado e a justa punição de Deus.

Pelo seu pecado, Davi foi envergonhado publicamente, quando seu filho Absalão se deita com suas concubinas publicamente (2ª Sam. 16-22), mas a punição maior ainda estava por vir. Por causa de seu pecado, o filho que nascera do adultério de Davi e Bate-Seba morreria.

Imagino que deve ser uma dor muito grande perder um filho, ainda mais um filho que acabara de nascer, um filho que Davi e Bate-seba amavam.

Em muitos relacionamentos, um dos cônjuges costuma achar que as coisas não vão muito bem e acabam tomando esta atitude.

Os homens são atraídos pelo olhar, enquanto as mulheres pelos atos, e quando o homem não se sente atraído por sua mulher, ele procurar outra para satisfazê-lo ignorando toda a história que viveram juntos e ignorando o verdadeiro amor de sua vida.

Da mesma forma as mulheres, na busca de um homem que satisfaça seus anseios, acaba cometendo um grande mal contra sua família.

E varias conseqüências costuma ter um caminho sem volta, assim como aconteceu com o rei Davi.

Quando cometemos o ato de infidelidade, podemos até ter uma satisfação momentânea, mas a conseqüência deste erro pode trazer muita dor, pois acabamos atingindo a que nós amamos de verdade.

3) QUANDO HÁ ARREPENDIMENTO, DEUS DERRAMA SUA BENÇÃO SOBRE O CASAL
Diante de tudo isto, Davi tem uma atitude que mostra o quanto ele foi fiel à Deus. Depois da morte de seu filho, ele levanta-se e vai se alimentar e cuidar de sua vida. Esta atitude parece demonstrar frieza do Rei, no entanto quando ele é indagado por seus servos, ele justifica dizendo que enquanto a criança era viva, ele jejuou na esperança que Deus compadecesse dele e retirasse a punição pelo seu erro, revelando que depois de morta ele não poderia fazer mais nada.

A atitude de Davi demonstra reconhecimento na soberania de Deus e arrependimento. E quando este se torna verdadeiro, Deus nos abençoa.

O texto bíblico revela que após a morte de seu filho, Davi vai consolar Bate-Seba, se deita com ela e ela dá à luz a outro filho, que veio a ser o herdeiro do trono e um rei com uma sabedoria que até hoje é lembrada em toda a história.

No entanto o mais importante é que Deus amou este filho, como está registro em 2º Sam. 12:24-25.

Quando há arrependimento e dedicação ao Senhor da família, Deus nos ama e nos cobre de bênçãos.

CONCLUSÃO
Ilustração: SALVE UM CASAMENTO

Nós não sabemos o que nos espera, mas o que eu tenho para passar para vocês neste momento, é que valorizem a pessoa que Deus escolheu para ser seu companheiro ou companheiro.

Problemas todos têm, mas Deus nos dá força para vencê-los a cada dia. Não deixe a internet, a televisão, a Sky, as revistas tomaram o lugar do seu relacionamento, renove, inove, se mexa. Se alguma dessas coisas te faz pecar, arranca e joga fora, elimina este mal enquanto há tempo e salve o seu relacionamento.

“Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.” (Mateus 5:29 RA)

Que Deus abençoe seu relacionamento.

Pb. Erikson F. de Araújo
Esboço do Estudo do dia 11/06/2011 no Jantar dos Namorados

CLIQUE PARA BAIXAR O SLIDE: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário