Páginas

segunda-feira, 15 de março de 2010

UM INOCENTE MORREU POR VOCÊ

Leitura Bíblica: 2ª Coríntios 5:11-21

Gostaria de trazer aos irmãos a estória de dois rapazes que se conheceram desde sua infância. Eles foram criados juntos e partilhavam das mesmas brincadeiras e momentos, mas, à medida que eles foram crescendo suas vidas tomaram caminhos opostos. Logo após a conclusão do ensino médio, eles separaram-se; o primeiro foi bem sucedido, logo entrou em uma faculdade e após a conclusão conseguiu um emprego. Já o segundo não teve tantas oportunidades, não conseguiu ir para a faculdade, fez amizades ruins e acabou se tornando um criminoso.

Certo dia o amigo bem sucedido resolveu entrar em contato com o outro amigo. Procurou informações, contatos, etc e depois de muito esforço finalmente conseguiu localizar este antigo amigo. Marcaram um encontro em uma lanchonete para colocar o assunto em dia. E enquanto estavam lanchando algo de terrível aconteceu, um líder de uma gangue rival tentou matar o amigo e numa reação imediata, este amigo saca de uma arma e acaba assassinando seu agressor.

Diante daquela situação os dois amigos não sabem o que fazer e rapidamente a polícia chega. Aquele jovem bem sucedido, não pensa duas vezes e ao ser perguntado sobre quem cometeu o crime, ele se apresenta e confessa o crime no lugar do outro amigo. A polícia na mesma hora prende o bom amigo e o leva cativo. O outro resolve fugir, se esconder, pensando que depois seu amigo acabaria por entregá-lo na prisão, e desapareceu. O bom amigo foi para a cadeia, foi humilhado, mal tratado, mas em momento algum ele mudou o seu depoimento e depois de um tempo foi a julgamento onde foi condenado culpado e sentenciado à morte na cadeira elétrica.

Noutro dia o seu outro amigo estava passando na rua quando viu a manchete em um telejornal que dizia. “JOVEM SETENCIADO À MORTE, SERÁ EXECUTADO HOJE” e ao ver a imagem do amigo sente um enorme constrangimento e resolve procurar as autoridades para se entregar e assim livrar seu amigo. No entanto ao chegar à Delegacia, o policial acaba comunicando que ele havia chegado tarde, o seu amigo já havia sido executado. Transtornado o amigo confessa seu crime e diz que ele que deveria ter sido executado, ele que deveria morrer, ele era o verdadeiro culpado, mas o policial disse que não poderia prendê-lo, porque o seu crime já foi pago e que ele não devia mais nada perante a justiça, ele estava livre. O amigo saiu daquela delegacia e resolveu mudar de vida, ser uma nova pessoa, deixar todas as coisas ruins que fez para trás e ajudar outras pessoas, assim como seu amigo havia o ajudado. Diante desta estória gostaria de levá-lo há alguns questionamentos:

1)    Jesus cometeu algum crime para merecer aquele castigo?
Essa estória nos leva a pensar no sacrifício de Jesus na cruz por nossas vidas, a bíblia fala que Jesus era imaculado, ou seja, sem manchas, sem pecado, ele não fez nada de errado, ele não cometeu nenhum crime, portanto, era um inocente. No entanto foi tratado como o maior criminoso da época, teve a pior morte que alguém poderia ter, tudo isso para pagar um preço pela nossa vida na cruz. “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21 RA).

2)    O que Deus espera de quem ainda não entregou a sua vida?
Deus espera que haja um arrependimento sincero e verdadeiro que reconheçamos o sacrifício de Cristo na cruz e nos tornemos uma nova pessoa, deixando as coisas ruins para trás e nos tornando uma nova criatura. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:17 RA).

3)    O que Deus espera de quem já reconhece Cristo como o Senhor de sua vida?
Deus espera que transmitamos a mensagem dEle para o maior número de pessoas que conhecermos. Quando Deus nos chama para um arrependimento verdadeiro, ele espera que transmitamos esta mensagem para outras pessoas. “A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele está fazendo com que eles sejam seus amigos. E Deus nos mandou entregar a mensagem que fala da maneira como ele faz com que eles se tornem seus amigos. Portanto, estamos aqui falando em nome de Cristo, como se o próprio Deus estivesse pedindo por meio de nós. Em nome de Cristo nós pedimos a vocês que deixem que Deus os transforme de inimigos em amigos dele.” (2 Coríntios 5:19-20 NTLH).

Que possamos entender a mensagem de Cristo para nossas vidas e assim realizar a sua vontade cada vez mais.

Pb. Erikson F. de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário