Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

RETIRO 2010 - CALHEIROS

Irmãos! No período do feriado de carnaval, nossa igreja esteve reunida em Retiro Espiritual no distrito de Calheiros. Neste encontro tivemos a oportunidade de estar louvando ao nosso Deus, crescendo com o estudo da palavra e evangelizando as pessoas daquela localidade.

Os estudos ministrados pelo Rev. Gilberto, foram sobre o tema "VIVENDO EM COMUNHÃO" (Estudo na íntegra no post anterior) e assim pudemos através dos cânticos, do lazer e de todos os momentos, aprendermos mais sobre a comunhão da igreja.

Segue abaixo um vídeo da música "Tu és Santo" na sua interpretação original (inglês) pelo cantor Michael W. Smith e as fotos de alguns momentos que passamos juntos. Não esqueça de deixar seu comentário sobre o que achou de nosso retiro.

Que não foi perdeu, e só resta aguardar a próximo oportunidade.

Até a próxima pessoal,
Pb. Erikson F. de Araújo


Música "Tu és Santo" original em inglês, interpretada pelo cantor Michael W. Smith


 
Momentos de Louvor

 
Momento do Estudo

 
 Culto na Praça




  
Coral Jovem da Igreja Casa de Oração


Participação das irmãs da Casa de Oração



Pr. Gilberto trazendo a palavra



Passeio de cavalo
 

 
Crianças reunidas


 
Torta na Cara



  
Relembrando os velhos tempos com músicas do Hágios



É Joadir tá ficando velho, hein?



Chuveirão


Chegando na cachoeira

 

  

  

  



 
Dona Adelina e seu "filho" Cazé  aproveitando a cachoeira




  

  

  

  

 
Voltando da Cachoeira no Pau de Arara (rsrs)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

VIVENDO EM COMUNHÃO

A vida cristã é mais do que apenas um compromisso com Cristo, ela inclui compromisso com os outros cristãos. Os cristãos da Macedônia compreenderam isso (2ª Co. 8:5). Tornar-se membro de uma Igreja local é o primeiro passo que uma pessoa dá após ter aceitado a Jesus, você se torna cristão ao comprometer-se com Cristo, mas se torna membro de uma igreja ao comprometer-se com um grupo específico de crentes. A primeira decisão traz a salvação, a segunda traz a COMUNHÃO.

Deus quer que vivamos juntos. A vida foi feita para ser partilhada. Portanto, a Bíblia chama essa experiência compartilhada de comunhão. Hoje em dia, infelizmente, essa palavra perdeu grande parte do seu significado bíblico. Comunhão hoje se refere normalmente a uma conversa casual, uma atividade social, comida e diversão.

A real comunhão significa muito mais do que apenas aparecer nos cultos; Comunhão é ter vida em comum. Ela inclui amar ao próximo como a si mesmo, compartilhar com transparência, servir nas necessidades práticas, ser generoso com o sacrifício de si mesmo, consolar compassivamente e todas as outras orientações "uns aos outros" encontradas no Novo Testamento.

O que encontramos na verdadeira COMUNHÃO?

I. ENCONTRAMOS RECIPROCIDADE

Reciprocidade é a arte de dar e receber. É depender um do outro. Encontramos na Bíblia que a forma em que Deus estruturou os nossos corpos é o modelo para compreendermos as vidas reunidas como igreja, todas as partes são interdependentes (1ª Co. 12:25). Mutualidade é o coração da comunhão: edificar relacionamentos recíprocos, dividir responsabilidades e ajudar uns aos outros (Rm. 1:12).

Todos nós somos mais constantes em nossa fé, quando outras pessoas caminham conosco e nos incentivam. A Bíbia ordena que haja prestação de contas, incentivo recíproco, mútuo atendimento e honra recíproca (Rm. 12:10). Por mais de cinquenta vezes ao longo do NT, somos orientados a realizar diferentes tarefas "uns aos outros" e "entre si" (Rm. 14:19). Você não é responsável por todos no corpo de Cristo, mas é responsável para com eles. Deus espera que você faça tudo que puder para ajudá-los.

II. ENCONTRAMOS COMPAIXÃO

Um dos acontecimentos que melhor nos exemplifica compaixão é o de Neemias capítulo primeiro. Compaixão não é dar um conselho ou oferecer uma ajuda rápida e superficial; compaixão é penetrar e partilhar a dor dos outros. A compaixão diz: "Compreendo o que você está passando, e o que você sente não é estranho ou absurdo". Hoje em dia algumas pessoas chamam isso de "empatia", mas a palavra bíblica é "compaixão" (Col. 3:12).

A compaixão alcança duas necessidades fundamentais dos seres humanos: a necessidade de ter seus sentimentos confirmados. Toda vez que compreende e confirma o sentimento de alguém, você constrói comunhão. Mas, o problema é que estamos frequentemente tão apressados em corrigir as coisas que não temos tempo de sentir compaixão. Ou ainda estamos preocupados com nossas mágoas e tão cheios de autopiedade, que esgota completamente a compaixão pelas outras pessoas.

A Bíblia ordena: Compartilhem os seus problemas e transtornos uns com os outros e dessa forma obedeçam à lei de Cristo (Gl. 6:2). É em tempo de crise, tristeza e dúvidas profundas que mais precisamos uns dos outros. Quando as circunstancias nos esmagam a ponto de nossa fé vacilar, é que mais precisamos de amigos crentes. Precisamos de um grupo de amigos que tenham fé em Deus por nós e para nos fazer vencer as dificuldades. Foi disso que Jó necessitou durante seu sofrimento (Jó 6:14).

III. ENCONTRAMOS MISERICÓRDIA

A comunhão é uma situação em que opera a graça e o perdão; em que os erros não são lembrados, apontados, criticados, mas sim apagados. A comunhão acontece quando a misericórdia triunfa sobre a justiça.

Todos nós precisamos de misericórdia, porque nós tropeçamos e caímos e precisamos de ajuda para voltar ao caminho. Precisamos oferecer misericórdia uns aos outros e estar dispostos a recebê-la uns dos outros (2ª Co. 2:7).

Você não pode ter comunhão sem que haja perdão. Deus alerta: jamais guardem rancor (Col. 3:13). Porque amargura e ressentimento sempre destroem a comunhão. Como somos imperfeitos e pecadores, inevitavelmente magoamos uns aos outrso quando ficamos por algum tempo juntos. Às vezes magoamos uns aos outros intencionalmente e às vezes sem querer, mas de qualquer forma são necessárias enormes quantidades de graça e misericórdia para criar e manter a comunhão.

Lembre-se: jamais lhe será pedido que perdoe a alguém mais do que Deus já lhe perdoou.
Rev. Gilberto D. L. Amaral
Estudos realizados no Retiro Espiritual - Calheiros 2010.