Deuteronômio 29:10-15
Irmãos,  hoje é o terceiro domingo, dia separado pela Igreja Presbiteriana do  Brasil para a comemoração do dia da Escola Dominical. Escola essa que  surgiu desde os primórdios dos tempos bíblicos, através de Moisés e  continua firme até os nossos dias.
A  história relata que a Escola Dominical de nosso tempo surgiu por volta  de 1783, através do jornalista episcopal Robert Raikes que aos 44 anos  de vida começa a convidar crianças de sua pequena cidade chamada  Gloucester na Inglaterra para juntos estudarem a palavra de Deus aos  domingos.
No  Brasil aconteceu algo semelhante com os missionários Robert e Sara  Kalley que são considerados os fundadores da Escola Dominical em nosso  país. Com apenas 5 crianças iniciaram este trabalho que traz frutos até  os dias de hoje.
O  primeiro trabalho presbiteriano no nosso país também foi uma escola  dominical promovida pelo Rev. Ashebell Green Simonton, missionário  americano responsável pela fundação da Igreja Presbiteriana do Brasil.
Mas o  que essa escola tem de tão especial? Por que ela dura tanto tempo? Por  que ao iniciar um trabalho, sempre se inicia com a Escola Dominical? O  que faz desta escola: A MELHOR ESCOLA DO MUNDO?
1) É A ESCOLA DA ALIANÇA
No  início quando Deus faz uma nova aliança com o povo de Israel ele convoca  o povo para estar em sua presença, todas as pessoas, independente do  seu grau de instrução, independente de sua função. Ele convida a TODOS.  Nos versículos 10 e 11 vamos notar Deus especificando este chamado.
“Vós estais, hoje, todos perante o SENHOR, vosso Deus: os  cabeças de vossas tribos, vossos anciãos e os vossos oficiais, todos os  homens de Israel, os vossos meninos, as vossas mulheres e o estrangeiro  que está no meio do vosso arraial, desde o vosso rachador de lenha até  ao vosso tirador de água,” (Deuteronômio 29:10-11 RA)
   
Este  texto é maravilhoso e mostra que a aliança de Deus é com TODOS e não  somente com um grupo de pessoas. E você está incluído nesta aliança.  Observe o que diz os versos 14 e 15.
“Não  é somente convosco que faço esta aliança e este juramento,  porém com  aquele que, hoje, aqui, está conosco perante o SENHOR, nosso Deus, e  também com aquele que não está aqui, hoje, conosco.” (Deuteronômio  29:14-15 RA)
   
Este é um dos motivos que a Escola Dominical chegou até você hoje, por que você faz parte da aliança que Deus fez com seu povo.
2) É UMA ESCOLA QUE RESISTE AS DIFICULDADES
Um dos  objetivos da Escola dominical é estudar e aprender a palavra de Deus. A  prática do ensino foi instituída desde o início com Moisés onde o povo  deveria reunir-se com TODOS de sua casa para ouvir os ensinamentos de  Deus.
No  entanto hoje em dia enfrentamos dificuldades para estudar e aprender a  palavra de Deus. O apóstolo Paulo escreve a Timóteo em sua segunda carta  pedindo que pregue a palavra e insista em fazê-lo:
“pregue a mensagem e insista  em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer,  repreenda, anime e ensine com toda a paciência.” (2ª Timóteo 4:2 NTLH)
Gostaria  de dizer que um trabalho tão importante como a Escola Dominical  enfrenta dificuldades e barreiras. Voltando um pouco na história desta  escola quando Robert Raikes iniciou o seu trabalho, ele enfrentou  oposição de pessoas que o acusaram de estar quebrando o domingo ao se  comprometer em ensinar “moleques”. Mas mesmo assim ele insistiu e continuou o seu trabalho.
Robert  e Sara Kalley no Brasil também tiveram obstáculos, começaram com apenas  5 crianças, poderiam ter ficados desanimados, desmotivados, achando que  o trabalho não daria certo, mas eles insistiram e o trabalho floresceu.
Você  já imaginou se estes irmãos tivessem entregando os pontos logo nos  primeiros obstáculos e desistissem de realizar os planos de Deus para  suas vidas, caso isso acontecesse, com certeza hoje não teríamos o  privilégio de fazer parte da melhor escola do mundo. 
Além dessas dificuldades, enfrentamos muitas outras em nossos dias, a bíblia relata que: 
“Pois  vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro  ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si  mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem  ouvir. Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às  lendas.” (2ª Timóteo 4:3-4 NTLH)
   
Já  estamos passando por isso, as pessoas não querem mais ouvir o verdadeiro  ensinamento e sim querem ouvir o que lhes agrada, preferem escutar  estórias inventadas, lendas, fábulas, ao escutar o verdadeiro ensino de  Deus.
Tomemos, portanto a orientação do apóstolo Paulo para nossas vidas.
“Tu,  porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o  trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.” (2ª  Timóteo 4:5 RA)
   
3) É UMA ESCOLA EVANGELÍSTICA
Não  sei se você notou, mas todo novo trabalho que se inicia, na maioria das  vezes começa através da Escola Dominical. Pude presenciar isso em  algumas igrejas que fiz parte, onde foram iniciados pontos de pregação  ou congregações e hoje são igrejas em seus bairros anunciando a palavra  de Deus.
Outra  característica importante é o trabalho com crianças, na maioria das  vezes estes trabalhos começam com elas que acabam trazendo suas famílias  para o seio da igreja.
Observamos  que essas características estão presentes desde o tempo de Moisés, onde  o povo era chamado a levar sua família, os visitantes e até mesmo os  empregados para ouvir a palavra de Deus.
Precisamos  ter esta consciência de que a Escola Dominical é uma escola  evangelística e precisamos levar novas vidas a fazer parte da melhor  escola do mundo.
CONCLUSÃO:
Concluo dizendo que nós como igreja precisamos agradecer a Deus o privilégio de fazer parte da melhor escola do mundo.
Agradeça  a Deus por ter sido alcançado pela aliança do Senhor, por ter sido  escolhido por Deus para resistir às tentações e os obstáculos da obra do  Senhor e por ser um agente evangelizador através desta escola e que  Deus nos abençoe.
Pb. Erikson F. de Araújo
Esboço do Sermão do dia 19/09/2010.